Mais uma entrevista para a História…

Após ler atentamente a entrevista do atual Presidente da  Direção AFC, Horácio Antunes , cheguei muito rapidamente à conclusão que há coisas que continuam sem mudar, mesmo depois de termos sido obrigados a viver uma nova realidade, uma “nova normalidade”.

O Presidente da Direção da AFC, Prof. Horácio Antunes, surge, como é seu apanágio neste tipo de situações, com uma postura (negativamente) paternalista em relação aos clubes filiados na AFC, quase como sendo o “herói salvador” nesta tragédia que todos estamos a viver!

Não bastando esta postura, na minha perspetiva inadequada, o Sr Horácio Antunes proferiu algumas “inverdades” que urge esclarecer de forma a garantir a posição responsável que a grande maioria dos clubes mantiveram desde o inicio deste processo (Março de 2020).

  • Assim, garante o Sr. Horácio Antunes que a  AFC e os clubes estão preparados para o arranque desta época. Pois bem, esta é a primeira inverdade, ou se quiserem meia verdade pois, se há coisa que pouco ou nada foi falado e analisado entre cubes e AFC foi precisamente a questão das condições físicas existentes nos clubes da AFC para poderem treinar e receber clubes visitantes! No nosso caso será pouco digno o que será apresentado aos visitantes mas será o possível para garantir as normas da DGS. Assim, podemos dizer que esta é a primeira inverdade!
  • O Sr. Prof Horácio Antunes diz que 1 de Novembro é a data limite para o arranque das competições de forma a conseguirmos terminar a 13 de Junho. Inverdade? Sim, porque existia a possibilidade de analisar outro modelo competitivo, ideia lançada por alguns clubes e nunca potenciada verdadeiramente pela AFC como possível hipótese de resolução! Ou seja, poderia haver outra data de arranque se se equacionasse um outro modelo competitivo! Segunda inverdade!
  • Com um calendário que prevê jogos na terça-feira de Carnaval, Natal e Páscoa (sexta-feira Santa), não consigo perceber qual é a margem para calendarização de jogos que não se consigam realizar na data inicialmente prevista. Relembro que existem clubes que não tem condições para fazer jogos à semana e à noite… mais uma vez a AFC a tomar decisões e a elaborar conclusões sem questionar os seus filiados!!! Esta poderá ser considerada a terceira inverdade!
  • Competições que não chegam ao fim: Este ponto para mim é o que melhor descreve o funcionamento da AFC, senão vejamos: ao contrário do que diz o Sr. Horácio Antunes, à data de hoje os clubes não fazem a mínima ideia do que poderá acontecer caso haja uma interrupção antecipada da competição. Desafio o Sr. Presidente da AFC a mostrar publicamente documentos escritos que sustentem o que afirmou na entrevista. O registo, habitual diga-se, do “31 de boca”, aqui não serve! Tem que estar escrito e devidamente regulamentado o que irá acontecer caso haja uma interrupção antecipada da competição. Esta questão, fulcral, já foi colocada à AFC, por escrito e a resposta foi nula. Esta questão é de tal forma importante que apenas uma resposta efectiva e cabal a esta que são poderá evitar as “chico espertices” que já aconteceram no passado e que evitaram descidas de divisão a muitos clubes… Esta é a quarta inverdade!

Em jeito de conclusão gostaria apenas de acrescentar o seguinte: no passado dia 28 de Setembro, após pressão de alguns clubes, a AFC marcou uma reunião, via Zoom,  com os clubes da Divisão de Honra da AFC (18). Estiveram presentes 14. E um dos pontos finais que ficou acordado entre todos, e que foi proposto pelo Sr. Horácio Antunes, foi a marcação de nova reunião dentro do prazo de cerca de duas semanas e que a Direcção da AFC decidiria se seria via Zoom ou presencial. Pois bem, apesar de todas as decisões tomadas neste entretanto ainda continuamos à espera dessa dita reunião! Esta é a postura de clareza, transparência, frontalidade e honestidade que a Direcção da AFC pôe em prática com os seus clubes filiados…

A questão da Saúde pública nunca, em circunstância alguma poderá ser posta em causa! Aqui infelizmente é o que me parece que está a acontecer…

Enfim, mais uma entrevista para História…

Um pensamento em “Mais uma entrevista para a História…”

Deixe um comentário