Futebolista amador ou profissional?

Aqui estamos nós, mais uma vez, perante mais uma situação caricata!

Como já é do conhecimento de quem me vai acompanhando por estas bandas, sempre fui, e continuo a ser, CONTRA o início dos campeonatos amadores de futebol. Não vou repetir os argumentos já anteriormente detalhados por mim para sustentar esta minha posição.

O que aconteceu de novidade para me fazer voltar a analisar esta questão?

Alguns episódios se têm passado nas ultimas semanas, desde jogos a serem inviabilizados por Delegadas de Saúde e respetivos Serviços de Proteção Civil; jogos adiados por causa da existência de casos positivos em pelo menos uma das equipas; clubes a desistirem de provas por não reunirem condições sanitárias e não só para a concretização das responsabilidade que essas participações implicam,… Enfim, uma série de episódios que pelos vistos não tiram o sono a quem tem a responsabilidade de gerir as competições amadoras de futebol no distrito de Coimbra.

Apesar de tudo isto o que me fez escrever estas linhas foi, mais uma vez, o constatar que para alguns, poucas são as diferenças entre futebolistas profissionais e amadores. Porque é que eu digo isto?! – Passo a explicar.

Como alguns saberão, no âmbito das medidas de constrangimento definidas pela DGS, as modalidades amadoras foram equiparadas a “atividade profissional”. Por si só, este facto é mais do que suficiente para se questionarem uma série de coisas que até à data ainda ninguém se preocupou em esclarecer, mas não ficamos por aqui.

Analisando a detalhe o calendário das próximas semanas do Campeonato da Divisão de Honra da AFC, constatei que os próximos jogos (SEM PUBLICO) acontecerão nos seguintes dias: 22/11, 29/11, 01/12, 06/12 e 08/12. Dito de outra forma podemos concluir que de 29/11 a 08/12, 10 dias portanto, serão concretizados 4 jogos!

Nem numa liga profissional isto acontece!!!

Parece-me que, mais uma vez, os responsáveis pela gestão desta competição de futebol amador se esqueceram que os únicos profissionais neste processo são eles mesmos e que, quer atletas, quer dirigentes e respetivos staff’s, não vivem exclusivamente do futebol amador que tanto amam!

4 jogos em 10 dias é absurdo!

4 jogos em 10 dias é irresponsável!

4 jogos em 10 dias é algo que só poderia ter surgido da cabeça iluminada de pessoas que não descem ao terreno para sentir o pulsar do que é, hoje, ser atleta amador ou ser diretor amador!

Posso ser eu que não me tenha atualizado ao nível do significado dos termos amador e profissional.

Posso ser eu que continuo a estar preso às “amarras “do medo.

Posso ser eu que teimo em querer ser o arauto da desgraça.

Posso, mesmo até, ser eu aquele que nem sempre utiliza a palavra certa no momento certo.

Nunca serei eu aquele que deixou por dizer o que pensa ou deixou por fazer aquilo que defende ser o melhor para o interesse comum!!!

Profissional ou amador?!

Amador, sem dúvida… mas sério e verdadeiro!

Deixe um comentário