A “oposição” como forma de ajudar a construir

A presença num cargo público em circunstância de oposição, ao contrário do que alguns julgam, não é de todo uma mera figura de corpo presente.

Apesar de pouco tempo de experiência, já consegui perceber que mesmo estando numa situação de clara minoria (5 para 2), a força política da maioria, através dos seus vereadores, tem sido bastante recetiva ao que os vereadores da força política da oposição têm proposto ou observado. Naturalmente que existem questões em que estamos/estaremos em desacordo, mas algumas surgirão em que a convergência de opinião foi/será uma realidade.

Relembro que na penúltima reunião de Executivo da Câmara Municipal de Cantanhede propus, como forma de eliminar algumas zonas cinzentas do documento, a revisão do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas (RAAD). Pelos contactos que recebi, percebi que a ideia foi identificada como interessante e pertinente pelo que foi com muita satisfação que na reunião seguinte (a última) identifiquei um ponto na Agenda que tinha o seguinte título “Apresentação de Proposta de Regulamento para a Constituição e Funcionamento do Conselho Desportivo Municipal” .

Não vou esconder que fiquei bastante satisfeito. Descobri que o que eu defendo que deve existir em termos de política sobre o desporto no concelho, deverá passar por este órgão, que vai ser criado e que terá como uma das múltiplas funções, ser um fórum onde intervenientes diretos da actividade desportiva possam ser uma parte ativa no que à constituição da política desportiva do concelho diz respeito.

Continuo sempre com estes amargos de boca, porque será que demorou tanto tempo a perceber-se que esta iniciativa era efetivamente importante? Relembro que o PSD está no poder há mais de 25 anos consecutivos!

Ainda na área do desporto, devo também mostrar o meu agrado por mais uma das questões que foram afloradas no manifesto eleitoral (promessas eleitorais) estar em vias de se concretizar!

No Programa eleitoral apresentado identificou-se o “aumento” do pavilhão “Os Marialvas” como potencial solução para alocar os praticantes da modalidade de ginástica (CantanhedeGym). Pois bem, apesar de já não ser o presidente do Clube de Futebol “Os Marialvas”, por motivos já devidamente explanados neste espaço, continuo a ser associado do clube e continuo a preocupar-me, cada vez mais, com a vida da agremiação. Assim, e por esta razão não costumo faltar às Assembleias Gerais do Clube de Futebol “Os Marialvas”.

Na última reunião magna do clube um dos pontos que foi aflorado foi precisamente o pedido que a Câmara Municipal de Cantanhede fez ao Clube de Futebol “Os Marialvas”, para se poder construir o dito “Aumento” ao pavilhão e para o clube autorizar a criação de ligações interiores entre o novo espaço e o já existente. Os associados naturalmente que compreenderam a razão de ser desta iniciativa e validaram o dito pedido. Senti-me satisfeito!

Mais uma vez me pergunto, terão sido realmente necessários os largos anos que a CantanhedeGym passou nas condições que todos sabemos?! Não se poderia ter sido mais expedito e identificar esta ou outra solução do género mais cedo?

O que interessa é que já lá estamos a chegar!

Para aqueles que julgam que na oposição não se consegue fazer qualquer tipo de trabalho ou obra, eu apenas termino dizendo que vou tentar criar condições para que, como está a acontecer na área do desporto, noutras áreas se concretizem projectos e ideias, que permitam uma transparência e simplicidade o mais exemplares possível.

A história tratará de relembrar os vitoriosos, mas do dia a dia, todos fazem parte…

Deixe um comentário