O TEMPO PASSA POR TODOS

Las Vegas – Sandubar – Mesa posta

Três nomes comerciais para o mesmo espaço em diferentes contextos históricos.

Situado no Largo D João Crisóstomo Amorim Pessoa, vulgarmente conhecido por “Largo do Agueiro”, o espaço de que hoje vos falo é um Rés do chão de um edifício habitacional, não tem mais de 60 m2 e, tem uma pequena esplanada que é maior do que o espaço interior disponível para os clientes.

Em Cantanhede vários espaços ligados à restauração foram conseguindo criar a sua história, que em muitos casos atravessa gerações e as vai marcando como parte indelével da sua maneira de ser e de estar na comunidade.

Este espaço, que chegou a ser uma “discoteca”, ou um pequeno “club”, foi pioneiro nessa tipologia de espaço comercial em Cantanhede e marcou por isso muitos dos jovens dos finais dos anos 70 e inícios de 80 do século passado. “Las Vegas”, apesar de ter deixado de existir enquanto tal, ainda na década de 80, terá sido a semente de onde brotou uma dinâmica de espaços de fruição noturna como o Pub Stalaky e posteriormente o First Bar em Cantanhede.

É já na década de 90 que nasce, pelas mãos e um casal de origem brasileira, aquele foi para uma outra geração, a da qual faço parte, uma verdadeira referência, nasceu nessa altura o Sandubar!

Local de encontro de uma geração de estudantes de liceu, e de consumidores de uma noite de Cantanhede que tinha nessa altura o First Bar como principal porto de abrigo… No Sandubar fazia-se de tudo, falava-se de tudo, acontecia tudo… lembro-me como se fosse ontem como fiquei agarrado à televisão a ver o segundo avião embater na Torre Sul do World Trade Center, lembro-me como o simples facto de pedir para a aquecer uma sandes de pá fumada e queijo era o motivo para aumentar em 20 escudos o preço da mesma, e lembro-me de tantas outras coisas que não têm nem espaço nem contexto para serem contadas aqui… 😉

Foi no Sandubar que muitas coisas, que uma geração de cantanhedenses começara a criar, começaram a ver a luz do dia.  Relações de amizade que perduram até aos dias de hoje, tiveram a sua génese nesse espaço tão pequeno em área, mas tão rico em história. Pelo menos para este grupo alargado de pessoas, o Sandubar será sempre um motivo para recordações, boas e más, como é sempre feita a vida das pessoas!

Depois de tudo isto, vieram as “universidades” e os trabalhos de quem foi seguindo com a sua vida e que naturalmente foi sendo encaminhado por caminhos que diversificaram aquilo que era o caminho comum de um grupo de amigos, e até o Sandubar acabou…

Hoje o espaço em causa é um simpático e simples restaurante|snack bar gerido por uma simpática senhora que trouxe muita da sua experiência da Suíça, onde esteve emigrada e conta com a ajuda de uma sobrinha de “pelo na venta” que, mesmo com o seu ocasional mau feitio 😉, faz as delícias dos clientes com a sua constante disponibilidade para servir tudo e todos!

Para mim é sempre um regresso ao passado quando entro porta adentro no ex- “Las Vegas”, ex- “Sandubar”, actual “Mesa Posta”, para tomar um simples café.

Afinal de contas o tempo passa por todos, mas não passa por todos da mesma maneira…

Deixe um comentário